segunda-feira, 14 de julho de 2014

BODAS DE OURO


O Mossoroense de 25 de novembro de 1951


Nota sobre as Bodas de Ouro



Antônia e Pedro


Bolo das Bodas de Ouro do casal



Em 27 de novembro de 1951, o casal comemorou as Bodas de Ouro, ou seja, 50 anos de casamento. Não se sabe de quem foi a ideia de organizar uma festa, reunir os filhos, genros, noras e netos. O encontro se deu na residência do casal, na Rui Barbosa, com Frei Miguelinho, centro de Mossoró. O fotógrafo Manuelito Pereira foi chamado para registrar a comemoração, que mereceu nota na coluna social do jornal O Mossoroense, dois dias antes.  
Naquele ano de 1951, o casal Pedro e Antônia tinham 26 netos e o primeiro bisneto nasceria dez anos depois. Nota-se na foto, algumas ausências, como por exemplo, o primogênito Chico Cabral e esposa, Ninita, porém, os filhos estão na foto, os pais enviaram, mas ficaram ausentes porque à época, Antônia estava afastada do filho, não se sabe exatamente por quê. Uma versão diz que ele havia ingressado na Maçonaria, no que ela não concordava, visto que era bastante católica. 
Nota-se também as ausências de dois genros: Louro Gato, esposo de Regina, que na foto está grávida de Maria Augusta;  e de Chico Alfredo, esposo de Júlia, que na foto está com o filho, Edmundo. Deveriam estar em suas atividades profissionais. Ausentes também dois netos: Chicão, filho de Regina; e Canindeh Alves, filho de Maria, à época, já viúva de Manoel Alves. Eliseu, Guiomar, Véscia e Chiquinha eram solteiros. Véscia e Eliseu casaram-se tempos depois. Guiomar e Chiquinha nunca se casaram.
 O filho José já havia falecido em junho, com 45 anos. A viúva, Joanita e os quatro filhos residiam em Pau dos Ferros e não vieram para a comemoração, por isso a ausência no registro fotográfico.    





Pedro com sua prole, em novembro de 1951. Sempre da esquerda para direita: em cima: Edmundo Alves de Assis, neto, com a mãe Júlia; Osmina com a irmã Estelina, que tem a prima Terezinha nos braços; Regina e Maria, com a sobrinha Keytha nos braços e Francisco Augusto, o Chicão. Na fila do meio: o filho adotivo Luiz Gonzaga, o Negaíz com esposa Maria; Luzia, nos braços do pai, Pielson Dantas Rocha, Chiquinha e Inalda, com Judas Tadeu; Guiomar, Véscia, Félix Gomes Filho com a esposa Ana e Wilson; Gizelda com Lana; Adelzira com esposo Juca Freire e o filho José Hélio. Sentados: Branca, esposa de Odílio com o filho Itamar; Eliseu, Zilda Maria, Antônia, Gizélia, Pedro, Zilene, Cirilo com Cirilo Júnior, Kléber, Pedro Segundo e Raimundo.      

                                                                               


Nenhum comentário:

Postar um comentário